Home » Dicas » Acessórios

Airbag para motos Denko

A maioria dos motociclistas sonham em ter algo que possa ajudá-los a não se machucar tanto em uma queda, a Denko resolveu ajudar.

Está fácil de notarmos que o número de motos rodando nas ruas é cada vez maior, um dos motivos é que o combustível está ficando cada vez mais caro e isso motiva os motoristas de carro a trocarem seu meio de condução por um mais ágil e que gaste bem menos. Ainda podemos somar neste ponto a facilidade que as pessoas encontram para ter motos, afinal o valor da maioria delas é bem abaixo de um carro popular, é mais fácil de encontrar estacionamentos nas cidades e ainda passar mais rápido pelo trânsito já que os corredores oferecem essa facilidade para as motos. Em alguns lugares ainda existem faixas especialmente feitas para elas.

Com tudo isso outra coisa que aumentou foram os acidentes nas principais vias do país, normalmente todos os acidentes que envolvem motos podem causar sérios problemas a saúde do condutor e até matá-lo. Pensando nisso surgiu uma nova ideia.

Airbag para motos

Os carros já contam com este utensílio há muito tempo, mas os motociclistas ainda não tinham nada parecido, trata-se de um sistema que fica dentro do macacão do condutor que protege o seu peito e também o pescoço para evitar que ele tenha qualquer tipo de problema grave em uma dessas regiões. A Denko que é a primeira a investir nessa tecnologia está desde o ano de 1995 tentando desenvolver algo que conforte o impacto sofrido pelos motociclistas, Kenji o japonês responsável por isso conseguiu encontrar a solução mais viável no ano de 1999. Depois de todo o investimento feito esse sistema é top de linha e já ajudou diversos motociclistas pelo mundo.

Motociclista com airbag

Eficiência e funcionamento

A expectativa do fabricante é que quem use esse colete tenha até mesmo 75% de chances a mais de não sofrer nenhum tipo de lesão grave, o sistema é ativado com 0,25 segundos e ajuda a evitar que o impacto seja mais grave. No interior deste colete existe um cartucho de gás que no momento certo é acionado e libera todo esse gás, desta maneira forma uma proteção como se fosse um colchão de ar que vai suavizar qualquer impacto mais grave. Apesar de ser um acessório encontrado em qualquer lugar do mundo ele ainda está com um preço bastante elevado, custa na casa dos 2000 reais, o mais importante é a vida neste caso e ela não tem valor.

Motociclista caindo

Algumas motos já estão desenvolvendo um airbag que fica diretamente ligado na moto, ele certamente vai dar ainda mais proteção ao condutor já que ele será acionado com o impacto que a moto vai sofrer e não com o que o piloto terá de ter. É uma boa pedida e os motociclistas certamente agradecem a este tipo de trabalho que visam melhorar a segurança de suas vidas.

Tags: , ,
Publicado por Andre
Revisado em 10/08/2012

Compartilhar