Calibrar pneu moto Titan

Quem calibra o pneu de uma moto nos períodos indicados consegue mantê-la conservada por mais tempo, além de influenciar nos gastos.

Moto Titan

Calibrar os pneus de sua moto não é apenas necessário para que eles não fiquem murchos, existem outros fatores que precisamos levar em consideração e assim sempre que pudermos ir a um posto de gasolina que conta com o dispositivo de calibragem para calibrar o pneu da motocicleta. Vamos falar um pouco mais sobre este assunto e tentar convencer você a calibrar sempre os pneus de sua moto para evitar os problemas.

O primeiro motivo para você manter o seu pneu sempre calibrado é que quando ele está murcho pode rachar, também pode furar quando passa em algum buraco e ele entra em contato direto com o aro de sua roda.

Economia da moto

Uma moto com os pneus calibrados de maneira errada ou simplesmente sem a calibragem pode influenciar diretamente na economia, com os pneus vazios a moto vai andar um pouco mais pesada e gastar mais combustível do que o normal. Se calibrar corretamente vai influenciar diretamente na economia dela e favorecer o menor consumo de seus combustíveis, além disso, poderá perceber que a moto vai andar suave e evitar aquele desconforto comum na hora de pilotar sem o controle ideal que tem um pneu na calibragem correta.

Calibrando pneu

Desgaste do pneu

Outro ponto que precisa ser observado e que vai te fazer gastar mais dinheiro é o desgaste dos pneus, se não calibrar com frequência vai notar que em determinadas partes dele o desgaste é bem maior e complica a vida útil dele. Se a durabilidade seria de um ano, vai ser de aproximadamente sete meses. Este exemplo deixa claro que os seus pneus vão ser severamente castigados por uma falta de cuidado muito simples.

Se você tem uma moto CG Titan, a qual é feita para rodar na cidade, tem que se atentar ainda mais a respeito da calibragem, ela gasta mais pneu do que as demais justamente pelo fato de que dificilmente fica parada.

Calibrando

Calibragem da Titan

Independente de qual seja o modelo de sua moto 125 ou 150, a Titan precisa de calibragem exata tanto na frente quanto atrás, no dianteiro coloque 28 libras e no traseiro 30 libras. Só será alterado caso os pneus que tenha colocado em sua moto seja de outro modelo como Twister, aí o valor da calibragem tem que ser o mesmo que o da moto que você comprou o pneu, pergunte ao vendedor qual é este valor, tanto para o dianteiro como para o traseiro.

Não se esqueça de ao menos uma vez por semana passar no posto de gasolina mais próximo de sua casa para calibrar os seus pneus, as vantagens são todas essas que dissemos acima entre outras que o manual de sua moto descreve.

No vídeo abaixo você confere mais dicas de calibragem dos pneus das motos:

Publicado por Andre
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

  • joao maria de araújo

    16/02/17

    A minha moto e uma titan 2006 e eu peso 70 kilos qual seria a calibragem ideal
    responder
  • joao maria de araújo

    16/02/17

    A calibragem ideal da titan 2006
    responder
  • helio avelino da costa

    22/12/15

    Bom dia! eu tenho uma moto faser 250cc, gostaria de saber : quantas libras eu devo colocar no pneu trazeiro e o pneu dianteiro.
    responder
  • nilson

    13/09/13

    Perdão irmão eu em veis de colocar irmão coloquei irmã. mil desculpas foi erro de digitação. tenha uma boa tarde.
    responder
  • nilson

    13/09/13

    Josué lucena , depende do peso e do porte físico da pessoa que você transporta como carona eu sempre calibro o pinel com 33 libras e sempre deu certo tenha uma boa tarde meu irmã.
    responder
  • nilson

    13/09/13

    Como foi bom sabe a importância da calibragem dos peneis, eu já tinha uma ideia sobre o gasto e economia tanto dos peneis como a de combustível.eu fiquei sabendo que quando os peneis estão muitos cheios corri risco de acidentes no ato da frenagem emergencial. em caso de pista molhada principalmente quando os pene-o estão carecas ou seja em mau estado de conservação.como é bom esta sempre bem informado. eu informo -vos ainda que se qualquer motociclista queira ficar mais bem informado leia a legislação de transito no art. 244 do ctb - código de transito brasileiro. este artigo fala de tudo que se referi de moto,motociclo, motoneta ou ciclo motor.
    responder
  • josué lucena

    07/03/13

    Quando tenho carona a calibragem da titan mudo ou continuo com 28 dianteiro e 30 trazeiro??
    responder

Comentar