Limpar carburador de moto

Sua moto afoga demais? Está cansado de dar tantas partidas? Saiba que isso pode ser carburador sujo. Veja como limpá-lo em sua casa.

Se tem uma coisa que testa a paciência dos motociclistas - além da falta de atenção dos motoristas em dar seta - é a moto ficar afogando a toda hora, principalmente em semáforos. Muitas vezes, o problema pode estar na falta de sincronia entre mão e pé para trocar de marcha, mas também pode estar na falta de limpeza do carburador, neste caso, apenas para algumas motos mais antigas, ou modelos específicos, já que a grande maioria vem com injeção eletrônica de fábrica.

Carburador inicial

De toda forma, as motos carburadas ainda são muito utilizadas. Dando um destaque para as CGs, da Honda, que dominam o mercado nacional na categoria 125 e 150 cilindradas. Contudo, podemos agregar todas as motos que possuem tal componente. Geralmente, quando enfrentamos esse tipo de problema, procuramos logo um mecânico, o que é preferível, já que ele possui experiência, ferramentas, etc.

Mecanico de moto

Mas também, é bom que você saiba que pode limpar seu carburador em sua casa. Veja como!

O que é o carburador

Para começo de conversa, vamos procurar entender o que é o carburador e qual a sua função para o funcionamento do motor.

O carburador é um dispositivo presente em veículos automotores que é responsável pela mistura exata de ar e combustível. Metaforicamente falando, poderíamos dizer que o carburador é o dosador do motor. É "ele" que determina a quantidade de gasolina necessária pela aspiração de ar dos pistões. Quando você acelera a moto, um dos componentes do carburador é movimentado. Esse componente puxa o ar que é misturado com o combustível e vai direto para o cilindro, onde será queimado e movimentará os pistões.

Carburador de moto

Atualmente, os carburadores estão sendo substituídos pela injeção eletrônica, na qual faz todo o processo da mistura eletronicamente.

Como limpar o carburador passo a passo

1º passo: Deixe sua moto parada em algum lugar plano e de boa iluminação. Desligue a chave do contato para deixá-la segura para a manutenção.

2º passo: Remova a carenagem lateral, na qual se localizam a bateria e outros componentes do motor. O carburador estará em destaque à sua frente. É recomendável que você tire algumas fotos para que não se perca na hora de montar novamente.

Carburador

3º passo: Vá até a regulagem da gasolina do outro lado (mesmo lado que você desce), gire a regulagem da gasolina para OFF. Para que o combustível não vaze. Remova a mangueira.

Regulador gasolina cg

4º passo: Hora de remover o carburador: solte todas as conexões junto ao dispositivo (cabo do acelerador e eletricidade). Desparafuse as abraçadeiras da entrada de ar. Depois, procure pelo filtro de ar (uma caixa preta, ao lado da bateria) desparafuse também. Pronto, você já pode remover o carburador.

5º passo: Agora vem a parte mais complicada: solte a tampa que está presa por dois parafusos encima e em embaixo. Tome muito cuidado ao remover a peças, em especial a lapiseira, na qual você tirará e colocará novamente.

Interno carburador

6º passo: Hora de limpar o carburador: POR HIPÓTESE ALGUMA USE ÁGUA. Utilize apenas gasolina, querosene ou materiais próprios para o carburador. Pegue uma pequena escova e vá passando nas peças. Deixe as peças secando sob algum papel ou jornal. Utilize um pano úmido com o produto e que não solte pelos, seque as peças de plástico e depois se passe novamente com outro pano seco.

7º passo: Hora de montar o carburador: refaça o processo que usou para desmontar. Utilize as fotos que tirou desde o começo para não se perder.

8º passo: Depois de montado, verifique se tudo está bem preso. Gire o regulador do combustível para ON ou FUEL (reserva). Dê partida, veja se está tudo Ok, regule a aceleração e pronto!

Dicas importantes

A qualidade da gasolina que você coloca na sua moto influenciará na durabilidade da limpeza. Abasteça em posto de confiança. Para motos carburadas, gasolina aditivada pode ser muito boa, pois os aditivos ajudam a manter a limpeza dos canos e a durabilidade do motor.

Abastecer a moto

Atente ao nível e a troca de óleo do motor, pois isso dará durabilidade às engrenagens que compõem a parte do motor.

Quer ver na prática como fazer isso? Assista ao vídeo à seguir. Desconsidere a conversa no decorrer do vídeo, pois foi o único de boa qualidade disponível.

Publicado por Luis Carlos
Revisado em 22/09/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

  • rodrigo

    19/03/17

    Muito bom o vídeo. me ajudou muito. poupei dinheiro.
    responder

Comentar