Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogmotoscom/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Nacionais » Yamaha

Moto Yamaha XT 660Z Ténéré

A XT 660Z Ténéré da Yamaha é uma opção para condutores que querem percorrer diferentes tipos de terrenos com conforto e bom desempenho.

Ténéré branca

A Yamaha trouxe para o Brasil em 2011 a nova versão da moto XT 660Z Ténéré, sua apresentação ocorreu no Salão de Duas Rodas do mesmo ano em São Paulo. O modelo era muito esperado pelos consumidores, e ainda mais pela própria marca que desejava completar a “família Ténéré", pois no Brasil já se comercializavam a XTZ 250 Ténéré e XT 1200Z Super Ténéré.

Passaram-se três anos de espera até que o modelo da Yamaha pudesse ser lançado no Brasil, pois foi construída em 2008 e chegou ao mercado europeu primeiro tornando-se um sucesso de vendas nas concessionárias internacionais. E depois do sucesso internacional, a moto XT 660Z Ténéré da Yamaha foi apresentada ao público brasileiro.

Ficha técnica da Yamaha XT 660Z Ténéré

Em 2013 a moto XT 660Z Ténéré da Yamaha recebeu melhorias em seu motor, compondo-se assim de um OHC monocilíndrico, 4 tempos, com 4 válvulas e tendo ainda uma refrigeração feita através do radiador líquido. Quando em alta rotação a Ténéré também é refrigerada a ar, assim como acontece em motocicletas que não contam com radiador na dianteira.

A alimentação da moto da Yamaha é feita pela injeção eletrônica e a transmissão é realizada com 5 velocidades, esses itens juntos conseguem que a XT 660Z Ténéré produza 48 cavalos de potência a 6.000 rpm. O torque máximo chega a 5,95 kgfm com 5.500 rpm. A dianteira da moto da Yamaha é composta por dois discos com sistema de acionamento hidráulico, e na traseira um disco simples para frenagem da motocicleta.

Yamaha motor

Consumo da nova Yamaha XT 660Z Ténéré

No mercado de sua categoria a XT 660Z Ténéré tem como concorrentes diretas a Honda XL 700V Transalp e a BMW G 650 GS, ambas feitas para serem usadas nas rodovias e são encontradas nas principais concessionárias do país. Entre os três modelos mencionados somente a Honda Transalp conta com os freios ABS, oferecendo mais segurança ao condutor.

Apesar de não contar com a tecnologia ABS, a moto XT 660Z Ténéré da Yamaha possui um tanque que comporta até 23 litros de combustível. A média de consumo da moto da Yamaha é de 19,6 km/litro, um gasto baixo de combustível se comparado com suas concorrentes e a potência do seu motor, se usada abaixo dos 100 km/h a Ténéré será mais econômica tornando-se ideal para viagens longas.

Painel Ténéré

Teste da nova Yamaha XT 660Z Ténéré

A moto XT 660Z Ténéré da Yamaha é grande e alta, pois sua elevação do solo é de 260 mm, já a altura do assento da motocicleta é de 896 mm e seu peso é de 186 kg, dificultando assim a pilotagem para condutes mais baixos. A moto da Yamaha quando testada apresentou boa dirigibilidade em variados terrenos, afinal sua ergonomia é simples e confortável desenvolvida especialmente para viagens longas.

Por proporcionar bom desempenho e conforto ao condutor dentro da cidade, em rodovias com muitas curvas e até mesmo em estradas de terra, a XT 660Z Ténéré da Yamaha não possui um estilo definido e com isso, pode ser utilizada pelo condutor em diferentes terrenos oferecendo um excelente desempenho.

Ténéré com bagageiro

Apesar de não contar com os freios ABS, seria injusto classificar a XT 660Z Ténéré com uma moto de qualidade inferior com relação as suas concorrentes da categoria, pois a moto da Yamaha possui um bom desempenho em diferentes terrenos.

E assista ao vídeo do Youtube com mais informações sobre a moto XT 660Z Ténéré da Yamaha:

Tags: , , , ,
Publicado por Andre
Revisado em 28/09/2017

Compartilhar